Historiador da USP e palmeirense crava: "Corinthians é maior campeão Brasileiro" - É o time do povo - Notícias do Corinthians
2

Historiador da USP e palmeirense crava: "Corinthians é maior campeão Brasileiro"

Um historiador da USP acabou com a polêmica envolvendo Corinthians e Palmeiras acerca de quem seria o verdadeiro maior campeão Brasileiro. Palmeirense, Professor de História da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador do Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas), Flavio de Campos cravou o Timão como maior campeão da competição e explicou.

"O Corinthians é o maior campeão brasileiro porque é o mesmo campeonato disputado desde 1971. Antes disso, temos outros títulos que são importantes e importantíssimos para a formação do futebol brasileiro. Mas a unificação (feita pela CBF) equiparou títulos de natureza diferentes. Em uma reflexão mais ponderada, não faz sentido. Não dá para comparar (as competições). Tem que existir categorias históricas diferentes para não se cometer anacronismos", argumenta.



Campos citou o conceito de anacronismo para explicar a errônea ideia de colocar personagens e histórias de uma época em outra totalmente diferente.

"O Corinthians conseguiu mais títulos do Campeonato Brasileiro. Qualquer formulação além desta tem uma carga simbólica que alimenta esse tipo de polêmica", afirma. "Manipula-se a história com critérios duvidosos e, muitas vezes, anacrônicos para dizer que este ou aquele clube é o melhor da história", completa.

Por fim, o professor faz uma reflexão mais profunda sobre a competição nacional e afirma que o Campeonato Brasileiro não seria verdadeiramente nacional.

"Nenhuma das disputas é verdadeiramente nacional. A própria Série A (primeira divisão do Campeonato Brasileiro) é um torneio do Sul e do Sudeste, com alguns clubes do Nordeste e eventualmente do Centro-Oeste", finaliza.

Arquivo


COMPARTILHE A NOTÍCIA: