Vaza novo formato do Mundial de Clubes da Fifa; saiba como deve ser a partir de 2021 - É o time do povo - Notícias do Corinthians
2

Vaza novo formato do Mundial de Clubes da Fifa; saiba como deve ser a partir de 2021



O portal globoesporte.com teve acesso à documentos da Fifa que revelam como deve ser o novo Mundial de Clubes da entidade máxima do futebol. De acordo com reportagem da Reuters publicada na última sexta-feira, o inicio do novo modelo de competição deve acontecer entre junho e julho de 2021.




De acordo com o documento obtido pelo GE, a Fifa quer substituir o atual Mundial de Clubes e a Copa das Confederações pelo novo modelo de Mundial disputado entre as principais equipes do planeta. A reunião definitiva acontecerá em junho, na Suíça.

As equipes brasileiras que quiserem disputar a competição terão de vencer a Libertadores ou a Copa Sul-Americana. (entenda abaixo como será o critério de classificação)

12 europeus: quatro últimos campeões e vice-campeões da Liga dos Campeões + quatro últimos campeões da Liga Europa;

4,5 sul-americanos: quatro últimos campeões da Libertadores + vencedor de um playoff entre os quatro últimos campeões da Sul-Americana - este vencedor disputa uma repescagem com o clube representante da Oceania;

2 americanos (América do Norte e América Central): finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF;

2 africanos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da África;


2 asiáticos: finalistas de um playoff entre os quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Ásia;

1 convidado: representante do país-sede;

0,5 da Oceania: quatro últimos campeões da Liga dos Campeões da Oceania disputam um playoff - o vencedor disputa repescagem com o representante dentre os campeões da Sul-Americana.

Em oito grupos de quatro times, o novo Mundial Fifa deve ser disputado em 18 dias entre os meses de junho e julho, como se fosse uma Copa do Mundo entre seleções. Só avança os primeiros de cada grupo direto para a fase quartas de final. A Fifa entende que os oito cabeças de chave de cada grupo devem ser todos europeus. Os sul-americanos serão divididos, ao que tudo indica, no pote 3.


COMPARTILHE A NOTÍCIA: