Corinthians pode herdar título da Copa do Brasil de 2018; entenda - É o Time do Povo - Notícias do Corinthians
2

Corinthians pode herdar título da Copa do Brasil de 2018; entenda

Foto: Divulgação

Investigado pelo CNRD, Câmara Nacional de Resoluções de Disputas da CBF, o Cruzeiro pode perder o título da Copa do Brasil 2018. A equipe mineira pode ter cometido "doping financeiro".



Segundo o jornalista e advogado Andrei Kampff, do Blog Lei em Campo, do UOL, a equipe mineira pode ser punida rigorosamente pela Fifa. O clube mineiro descumpriu o artigo 18bis da entidade maior do futebol, que proíbe os clubes de negociarem atletas com terceiros. A venda do meia Arrascaeta ao Flamengo gerou lucros ao Supermercados BH, por exemplo. O Cruzeiro também é acusado de não respeitar o fair play financeiro.

O Cruzeiro, portanto, é acusado de montar os elencos campeões da Copa do Brasil de 2017 e 2018 sem condições financeiras, e para piorar, descumpriu o fair play financeiro, impedindo os adversários de comprarem atletas de ponta.


Caso seja realmente punido pela Fifa, o Cruzeiro pode ser obrigado a repassar os títulos da Copa do Brasil de 2017 e 2018 aos adversários Flamengo e Corinthians, respectivamente os vices nessas competições.

"Tal prática sujeita o clube mineiro às punições estabelecidas pela entidade máxima do futebol no art. 6 de seu Código Disciplinar. A referida norma indica punições brandas, como advertência ou até mais graves como rebaixamento e retirada de título. O que a cessão indica é que o Cruzeiro constituiu seu elenco campeão das Copas do Brasil de 2017 e 2018 sem que tivesse condições financeiras para tal e, pior, utilizando-se de violação das normas da FIFA ao ter interferência de terceiros para contratação de atletas. Tal prática, além de afrontar o art. 18bis do Estatuto de Transferências, viola o fair play financeiro, uma vez que as equipes que cumpriram as normas e não conseguiram contratar atletas de ponta foram prejudicadas desportivamente. Analogicamente, o clube mineiro teria utilizado uma espécie de doping financeiro para se beneficiar desportivamente, eis que obteve vantagem por meios que não teria de forma natural e normativa. Dessa forma, caso a FIFA entenda ter havido, além de violação normativa, doping financeiro com benefício irregular para as conquistas das Copas do Brasil, o regulamento permite que seja imposto ao Cruzeiro a penalidade de retirada dos títulos da Copa do Brasil", explica Kamppf.




NOS AJUDE A ALCANÇAR 1 MILHÃO DE FÃS NO FACEBOOK. CLIQUE EM CURTIR!

É O TIME DO POVO ESTEVE NO DERBY QUE TERMINOU EMPATADO

SIGA-NOS NO INSTAGRAM E NOS AJUDE A ALCANÇAR 200 MIL SEGUIDORES@timedopovooficial


JÁ TÁ ROLANDO CONTEÚDO EXCLUSIVO NO CANAL. INSCREVE AÍ!




COMPARTILHE A NOTÍCIA: